quinta-feira, 7 de maio de 2009

A PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído)

Escrito por Karina K Salvador e Cibele Carmelo

A PAIR pode ser definida como a diminuição da capacidade de ouvir devido à prolongada exposição ao ruído e pode caracterizar uma perda de audição neurossensorial, bilateral e irreversível.

Hoje, jovens com idades entre 10 e 19 anos representam 20% da população mundial e mais de 85% desses jovens moram em países em desenvolvimento. No Brasil, os aparelhos como Ipod, MP3 ou MP4 e outros são acessórios inseparáveis de boa parte dos jovens. De acordo com o manual de alguns equipamentos o som do Ipod atinge 90 dB (deciBel) de intensidade - volume máximo que o aparelho alcança - e alguns equipamentos mais modernos podem chegar a 110 dB, volume de som que pode ser comparado ao barulho causado por um trator, ou um avião.

O tempo prolongado de uso do aparelho com fones de ouvido e o alto volume da música (medido em decibel) são fatores de risco para o desenvolvimento de perda auditiva.

Quando o som quem ouvimos é muito alto, o líquido interno que existe dentro da cóclea sofre um impacto tão forte que as células presentes no seu interior são lesadas, o que vai, gradualmente, causando uma perda auditiva. A exposição sons altos também pode ocasionar ruptura da membrana do tímpano. Assim, quanto mais intenso for o som ou o barulho, mais prejudicial será para a audição.

Os efeitos sobre a audição são o zumbido e a surdez.

O zumbido é um som que é ouvido quando se está no silêncio e não há fonte sonora externa, é um som produzido pelo próprio ouvido que sinaliza que algumas células da cóclea estão sobrecarregadas. Na verdade, o zumbido não é causa, mas a conseqüência da perda auditiva.

Além da exposição à música alta, a exposição ao ruído cotidiano ou no ambiente de trabalho, dependendo do tempo e intensidade de exposição, pode ser causa de perda auditiva. Desta forma, devemos evitar a exposição prolongada a sons fortes.

Se você está sempre exposto a ruídos, ou costuma ouvir música, principalmente com fones de ouvido, é importante buscar com um fonoaudiólogo informações sobre como prevenir uma perda auditiva, já que esta é irreversível.



Referências:


MELNICK, W.; In KATZ, J. Tratado de Audiologia Clínica. São Paulo, e ed., 1989.

NOVAK R. A Audição do Jovem Fica Muito Pior. Acesso em 20/12/2006.

BLUM, R. Saúde na Adolescência: Questões Globais, Desafios Locais. Acesso em 10/12/2006.

2 comentários:

Anônimo disse...

quantas horas eu posso usar o Ipod por dia?

Cibele disse...

Olá!Na verdade não podemos estabelecer a cada usuário o tempo de uso do Ipod, somente alertá-lo sobre o problema do volume alto que poderá posteriormente acarretar prejuízo a sua audição. No entanto, ai vai algumas dicas: procure regular o Ipod em um volume que não ultrapasse, em hipótese alguma, a metade da potência do equipamento; a cada hora de música escutada procure dar uma folga cíclica de uns 10 minutos; se gostar de ouvir música em ambientes barulhentos, procure investir em fones de ouvido que tenham um isolamento acústico adequado; após regular o volume do seu equipamento, pergunte a alguém se consegue ouvir a um metro de distância de você.Espero que essas dicas possam te ajudar, ok!?