sexta-feira, 8 de maio de 2009

Presbicusia

Escrito por Karina K Salvador e Cibele Carmelo

É uma diminuição auditiva progressiva que acontece com o envelhecimento causada pela alteração decorrente da idade. A presbiacusia leva a uma perda auditiva neurossensorial que pode aumentar com o tempo e acomete geralmente as duas orelhas.

Assim, quem mais sofre com este problema são os idosos.

A queixa mais comum apresentada é que a pessoa consegue ouvir, mas não entende o que é dito.

Já a família pode se queixar de que a pessoa é confusa, desorientada, distraída, não comunicativa, não colaboradora, zangada...

Ocorre intolerância a sons de grande intensidade, ou seja, existe um incômodo ao escutar sons muito alto, o que indica a presença do recrutamento ( sensação de escutar um som mais alto do que o que realmente foi apresentado).

A diferença entre o mínimo que o idoso consegue escutar e o que ele tolera até sentir desconforto é bastante reduzida, de forma que quando os outros falam baixo o idoso não consegue ouvir e compreender a mensagem falada, mas ao falarem alto, atingem o nível de desconforto do idoso, o qual tende a declarar com irritação: "Não grite, pois eu não sou surdo".

A Presbiacusia está também associada a zumbidos e sintomas como tontura e vertigem.

A diminuição da sensibilidade auditiva compromete seriamente a comunicação do idoso, pois gera ansiedade, frustração, raiva, ocasionando afastamento da situação de comunicação e isolamento social e segregação.

Assim, é importante que seja realizada a reabilitação auditiva destes pacientes para que a comunicação seja restabelecida, evitando e diminuindo as conseqüências psicológicas e sociais da perda auditiva, melhorando a sua qualidade de vida.

A reabilitação pode ser realizada por meio da indicação de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual(aparelho auditivo) e terapia fonoaudiológica, além de orientação sobre estratégias de comunicação, já que o aparelho auditivo amplifica os sons necessários, mas não traz resultados como a audição normal.


Bibliografia consultada:

SIH,T. e GODINHO, R. Cuidando dos Ouvidos, Nariz e Garganta das Crianças :Guia de Orientação.
São Paulo - Ed. do Autor, 2007

RUSSO,I.C.P. - Uso de próteses auditivas em idosos portadores de presbiacusia: indicação, adaptação e efetividade. São Paulo, 1988, Tese de Doutorado - Universidade Federal de São Paulo/ Escola Paulista de Medicina.

5 comentários:

Caru disse...

Meninas, parabéns pela iniciativa!! ADOREI!! A Fonoaudiologia precisa mesmo ser divulgada!

Anônimo disse...

OLÁ Cibele, seu texto sobre presbiacusia ficou fantástico! Cíntia

Unknown disse...

Olá Caru e Cíntia!
Obrigada por acessarem ao nosso blog e ficamos muito gratas pelos elogios!Esperamos que vocês também nos ajudem a divulgar esse blog e a nos dar mais sugestões, críticas e comentários para que o nosso trabalho seja cada vez mais enriquecido!Mais uma vez obrigada!

Unknown disse...

Oi Ci! o Blog de vcs já está sendo divulgado! rs... Os leigos estão dizendo que existem muitas informações técnicas, mas tbm achei que ficou ótimo porque consegue atingir os dois públicos! Mas tenho uma sugestão. Vocês poderiam colocar o nome de quem escreveu ao final do texto, o que acha? Abração

Cibele disse...

Olá Cíntia!Obrigada por nos ajudar a divulgar e também pela sugestão!Já estamos providenciando isso e se houver mais alguma sugestão ou mesmo crítica pode nos enviar, ok!?Abraços