quarta-feira, 6 de maio de 2009

Otite

Escrito por Karina K Salvador e Cibele Carmelo

Otite é uma infecção do ouvido. Pode afetar a orelha externa ou média.

A Otite externa é muito comum no verão, quando o contato com a água é mais freqüente. Pode ser causada pela permanência de água por tempo prolongado no canal auditivo.

Essa inflamação pode ser muito dolorosa precisando de cuidados especiais. É indicado o uso de tampões protetores de ouvido e acompanhamento do médico otorrinolaringologista.

O uso inadequado de instrumentos pontiagudos favorece o aparecimento e a manutenção da otite externa. Assim, recomenda-se que não seja utilizado cotonetes dentro da orelha, apenas envolta dela.

A otite média aguda é uma inflamação causada por um microorganismo (vírus ou bactéria). Esta inflamação gera dor, febre e produz um líquido dentro do ouvido, que pode ser mucoso, purulento, etc.

A otite pode causar zumbido ou sensação de ouvido tapado e, se não for adequadamente tratada, pode causar alteração da audição temporariamente.

No caso recorrente da infecção, podem ocorrer alterações do processamento da audição e perda auditiva irreversível.

Casos de otites recorrentes são comuns em crianças, fase em que é essencial que a audição esteja preservada para adequado desenvolvimento de fala e linguagem.

O Médico Otorrinolaringologista é o responsável pelo diagnóstico de Otite e o Fonoaudiólogo atuará no diagnóstico da perda auditiva, alterações do Processamento Auditivo e reabilitação auditiva, por meio de terapias fonoaudiológicas e adaptação de aparelho auditivo, dependendo de cada caso e necessidade.

Nenhum comentário: