terça-feira, 5 de maio de 2009

Perda de audição

Escrito por Karina K Salvador e Cibele Carmelo

A perda de audição é qualquer alteração no sistema auditivo que trazem prejuízos para a comunicação.

Na criança, a deficiência auditiva pode causar dificuldade de aquisição de fala e dificuldades de aprendizagem, já que a audição é importante para aprendermos a falar, nos comunicar, e aprender sobre as coisas que nos cercam.

No adulto causará dificuldades de entender o que lhe é dito, muitas vezes se recusando a participar de atividades comunicativas,como conversar com outras pessoas, assistir à televisão, falar ao telefone, devido ao constrangimento e dificuldade de compreensão e comunicação.

Assim, é importante que o diagnóstico de perda auditiva seja realizado o mais cedo possível, para que com a intervenção adequada os prejuízos causados pela perda auditiva sejam minimizados.

O diagnóstico e intervenção devem ser realizados por uma equipe multiprofissional, da qual o fonoaudiólogo participa.

Principais causas da perda auditiva

A PAIR (perda auditiva induzida por ruído) e a Presbiacusia são tipos comuns de perda auditiva, e a otite recorrente (inflamações repetidas na orelha) é uma causa comum de perda auditiva e audição flutuante em crianças. Nas próximas postagens abordaremos estes temas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Se eu podesce volta como era antes

seria bm pra me aproxima das pesssoa ...
por q eu me afasto cd vez mais por perde o lado direitoda audição... :S

ass: Ricardo luiz

Tâmyne disse...

Ricardo, a perda auditiva tem solução!
Há diferentes tipos de procedimentos para sanar as dificuldades causadas pela perda.
Procure um otorrinolaringologista e uma fonoaudióloga. Eles te instruirão qual o melhor caminho para diminuir suas dificuldades.
Até mais!