Escrito por Karina Ferreira e Renata Migliorucci
As crianças, ao iniciar a alfabetização, já dominam a linguagem oral, sendo capazes de iniciar o aprendizado da escrita. Porém sabe-se que existem regras mais específicas e próprias da escrita, havendo, então, maiores dificuldades no seu aprendizado.
Existe uma combinação dos fenômenos biológicos e ambientais no aprendizado da linguagem escrita, envolvendo:
As crianças, ao iniciar a alfabetização, já dominam a linguagem oral, sendo capazes de iniciar o aprendizado da escrita. Porém sabe-se que existem regras mais específicas e próprias da escrita, havendo, então, maiores dificuldades no seu aprendizado.
Existe uma combinação dos fenômenos biológicos e ambientais no aprendizado da linguagem escrita, envolvendo:
- integridade motora – habilidade e destreza manual para escrever, pegar o lápis, pintar dentro dos limites do desenho.
- integridade sensório-perceptual – percepção da visão para delimitar o espaço que irá utilizar, observar o que está escrevendo; percepção auditiva para detectar as pequenas modificações dos sons de cada letra.
- integridade socioemocional - possibilidades oferecidas em termos de quantidade, qualidade e freqüência de estímulos.
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