sexta-feira, 15 de maio de 2009

Tratamento fonoaudiológico nas fissuras labiopalatinas

Escrito por Raquel Rodrigues e Cláudia Mituuti

Como já foi visto, a presença de fissura labiopalatina pode trazer problemas psicossociais, auditivos, da alimentação e distúrbios de fala. Para que haja um bom desenvolvimento das crianças que nascem com essa anomalia é necessário um longo acompanhamento com cirurgiões plásticos, otorrinolaringologistas, ortodontistas e fonoaudiólogos, dentre outros profissionais.

Podemos estimular o desenvolvimento da audição, fala e linguagem do bebê desde antes do nascimento. Temos que conversar sempre com os bebês aproveitando todas as situações de vida diária como, por exemplo, o banho, a alimentação, o vestir, etc. Em todos estes momentos, devemos contar para a criança o que está acontecendo e o que a criança está fazendo.


Outra forma de estimular a criança é participar das atividades dela: ler livros infantis, assistir a seus desenhos favoritos junto com ela, e então, pedir que ela conte o que viu e o que aconteceu na história. O fonoaudiólogo é o profissional que pode orientar os pais e cuidadores quanto às atitudes que favorecem a aquisição e o desenvolvimento da fala, da audição e da linguagem.

Nenhum comentário: