quarta-feira, 13 de maio de 2009

Distúrbios relacionados a fala

Escrito por Raquel Rodrigues e Cláudia Mituuti

Nos casos de fissura que acometem somente o lábio, geralmente não se observam graves comprometimentos na comunicação oral, e estes, se presentes, dificilmente comprometem a inteligibilidade (compreensão) de fala. São mais comuns alterações em alguns sons (distorções de fonemas) devido às alterações dos dentes.

Porém, quando acomete o palato (céu da boca) pode haver uma comunicação indesejada entre a boca e o nariz levando a fala “fanhosa” (hipernasal) ou com “soquinhos” (bloqueio do ar sem ser na boca). Estão também sujeitos a apresentar problemas psicossociais, educacionais, odontológicos e estéticos.

A articulação compensatória é a uma maneira diferente de falar quando a criança produz os sons usando “soquinhos” ou “raspadinhos” feitos na garganta ou na parte de trás da boca, sendo comum em crianças com fissura de palato. Estas crianças não fazem “soquinhos” ou “raspadinhos” porque querem. Na verdade, muitas vezes, elas não encontram outra forma de produzir esses sons.

A fala fanhosa acontece quando o som que deveria sair somente pela boca, sai também pelo nariz, aumentando a nasalidade da fala, por isso chamamos esta condição de hipernasalidade.

Essas alterações resultam em dificuldades comunicativas porque afetam a inteligibilidade da fala, o que chama a atenção do ouvinte para a sua fala e dificulta a aceitação do indivíduo nos ambientes familiar, escolar, profissional e social.

Obtenha maiores informações no site da Profis.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Raquel! Olá Clau! O texto de vocês ficou muito bom!! Como sabem eu trabalho só com pacientes fissurados e muitos deles estão entrando no blog essa semana e elogiaram muito! Abraços

Raquel Rodrigues disse...

Olá Cíntia. Ficamos gratas pelo elogio e pela divulgação do blog. Caso tenha sugestões ou críticas pode nos enviar. Gostaríamos de saber se os pacientes ficaram com alguma dúvida. Obrigada!!