domingo, 31 de maio de 2009

Tabagismo e voz

Escrito por Gianne Cerqueira Leite e Daniela Galvão Almeida Prado

Sabemos que os efeitos negativos do fumo são amplamente divulgados. Para contribuirmos nessa educação em saúde veremos abaixo algumas complicações que o cigarro causa nos indivíduos fumantes (tabagistas).
Quanto mais jovem se começa a fumar menos tempo e qualidade de vida o indivíduo terá.

Estudos comprovam que mulheres fumantes quando gestantes terão bebês com 200g a menos que as não-fumantes, em média; o aborto espontâneo é mais freqüente; câncer de colo uterino; filhos de pais fumantes são mais susceptíveis a infecções de vias aéreas (gripes), asma e tem menor desenvolvimento físico e intelectual; efeitos negativos na função pulmonar devido ao fumo se distribuir no aparelho respiratório (que é menor no sexo feminino).


Os efeitos do fumo sobre a voz e sobre a saúde da laringe são extremamente prejudiciais. O ato de fumar está associado a alterações na qualidade vocal, irritações da laringe e câncer.
A fumaça e o alcatrão dos cigarros, charutos e cachimbos ressecam o trato vocal, causando irritação da mucosa do nariz, boca e laringe. Numa reação de defesa do organismo, é formado um depósito de secreção ao longo das pregas vocais, o que chamamos de pigarro. Alem disso contribuem para o aumento das lesões orais.
A tosse e o pigarro são conseqüências da irritação da mucosa causada pelos agentes nocivos e pelo calor das substancias inaladas pelo tabagista, o que vai favorecer diversas alterações como edemas, pólipos, hiperplasias, displasias e câncer.
Se o sistema respiratório estiver comprometido haverá modificação na voz do tabagista conhecida como rouquidão (disfonia).

Ao inalar a fumaça desprendida da ponta acesa de um cigarro faz com que pessoas que não fumam se tornem “fumantes passivos”. A exposição à fumaça do tabaco causa irritação de trato respiratório, garganta, nariz e olhos, o que pode gerar asma, déficit no crescimento pulmonar alem do retardo do desenvolvimento fetal. Crianças submetidas ao tabagismo passivo são prováveis vítimas de doenças como bronquite, pneumonia, traqueíte e laringite.







Um comentário:

Anônimo disse...

Legal o texto! Utilizei ele na minha comunidade no orkut. Claro, poste a fonte e também o nome das autoras! Um abraço e segue o link da comunidade:

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=91420580