terça-feira, 19 de maio de 2009

Assunto da semana: Linguagem

Escrito por Karina Ferreira e Renata Resina Miglioruci

A linguagem se inicia mesmo antes do bebê nascer, pois quando ele ainda está no ventre sua audição começa a se desenvolver. Por isso é importante que a mãe fale com seu bebê durante a gravidez para que ele comece a identificar a voz e os sentimentos da mãe.

Ao nascer, a comunicação entre mãe e filho se dá através de olhares, sorrisos, gestos e o choro. Aos 2 meses de idade, ele provavelmente já desenvolveu choros diferentes para indicar fome, dor, cansaço e desconforto.

Os primeiros sons que o bebê emite e que não estão relacionados ao choro são sons guturais que surgem com uma produção aumentada de saliva: o gargarejar, cuspir, arrulhar e gritos que começam mais ou menos aos 3 meses de idade.

O bebê começa a juntar os sons e repetir combinações de consoantes e vogais como "ba-ba-ba". Pode ser que entre 6 meses e 1 ano de idade ele chame uma ou duas pessoas muito importantes pelo nome "mama" e "papa". Logo ele estará “falando” sons sem sentido, cheio de inflexões que faz parecer uma conversa em alguma língua estrangeira.

Entre 1 e 2 anos de idade, ele já aumentou seu vocabulário, gosta de cantar músicas familiares e repetitivas. As crianças costumam começar a colocar substantivos e verbos juntos para formar frases de duas ou mais palavras entre dois e dois anos e meio.

Quando completar 3 anos de idade, o vocabulário é de até 300 palavras.

Nenhum comentário: