segunda-feira, 4 de maio de 2009

Motricidade Orofacial

Escrito por Tâmyne Ferreira Duarte e Tatiane Pereira


É uma área da Fonoaudiologia que enfoca o estudo/pesquisa da prevenção, avaliação, diagnóstico, desenvolvimento, habilitação, aperfeiçoamento e reabilitação dos aspectos estruturais e funcionais das regiões orofaciais (rosto) e cervicais (pescoço).” (Comitê de Motricidade orofacial da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia).

O distúrbio da Motricidade Orofacial envolvem alterações das seguintes funções: respiração, mastigação, deglutição e fala (articulação do som),

O tratamento será aperfeiçoar e reabilitar os aspectos estruturais e funcionais das regiões orofacial e cervical.

Para que a fala seja produzida com facilidade você precisa que os músculos do rosto estejam funcionando em equilíbrio, os mesmos não devem estar hipotônicos (flácido), nem hipertônicos (rígidos).

O fonoaudiólogo faz uma avaliação da condição dos músculos e das demais estruturas e trabalha para proporcionar condições adequadas de funcionamento dos mesmos.

2 comentários:

Unknown disse...

Uia muito legal esse blog vou divulgá-lo!!! Parabéns!!!! Bom já que é para dar palpite achei legal!! Pena que o homem virtual não está entrando, não sei se é meu pc aqui!!! Ah pudiam escrever sob as áreas de atuação dentro da motricidade oral!!! Bjos!! Sucesso!!!

Tâmyne disse...

Olá Fabiana!
Este site não fornece um link direto para o vídeo, então é preciso procurar por "fonação".
Legal que você gostou!!!
Até mais!!