segunda-feira, 4 de maio de 2009

Voz

Escrito por Tatiane Pereira e Tâmyne Ferreira Duarte

Estima-se que 5 a 8% da população tenha alguma dificuldade vocal que possa atrapalhar a comunicação, como voz rouca, esforço e/ou cansaço ao falar.

A ocorrência desses problemas aumenta em profissionais da voz, como os professores (a maior população de risco), atores e cantores, além dos operadores de teleserviço (telemarketing).
Além disso, rouquidão pode ser um sintoma indicativo de câncer e a maioria das pessoas que têm ou tiveram câncer de laringe também apresentam problemas com a voz. (Departamento de Voz - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia)

Acerca destas dificuldades e alterações vocais, o Fonoaudiólogo atua desde o aperfeiçoamento e promoção da saúde vocal, tanto na fala como no canto, até a reabilitação das disfonias (alterações vocais), com preocupação especial na prevenção dos problemas de voz.

No dia 16 de abril é comemorado o Dia Mundial da Voz. Neste dia, são realizadas inúmeras ações para promover a saúde vocal e prevenir o aparecimento de alterações na voz, conscientizando a população a respeito do uso adequado da voz.

Nenhum comentário: