domingo, 31 de maio de 2009

Disfonias Funcionais


Escrito por Gianne Cerqueira Leite Rodrigues e Daniela Galvão Almeida Prado



Este tipo de alteração é característico de pessoas que não apresentam nenhuma alteração visível nas pregas vocais, porém fazem uso incorreto da voz ou abuso da voz. Geralmente ocorrem em profissionais da voz que não tem orientação.


Existem 3 fatores que podem vir a desencadear uma disfonia funcional:

  • Uso incorreto da voz : Ocorre em pessoas, sejam profissionais da voz ou não, que utilizem a voz abundantemente durante todo dia, sem ter nenhuma noção de como usa – lá corretamente, sem fazer aquecimento vocal e “forçando a voz”.
  • Inadaptações Vocais : Não existe, no corpo humano, um aparelho que tenha por função específica a fonação, mas o que temos é uma adaptação de várias estruturas, formando assim o aparelho fonador. Quando não existe uma boa adaptação destas estruturas, ocorre o que chamamos deInadaptações Vocais.
  • Alterações Psicoemocionais: Nossas emoções influenciam e são responsáveis por mudanças na nossa voz. A voz, como já foi dito anteriormente, faz com que nos comuniquemos com outras pessoas; se temos alguma emoção muito forte (raiva, ansiedade, alegria), poderá repercutir em nossa voz, provocando uma disfonia.


É importante a procura por um profissional capacitado para tratar destas alterações, podendo ser um otorrinolaringologista e/ou um fonoaudiólogo.

5 comentários:

Anônimo disse...

você não acha que um Psicologo é o mais indicado?

Tâmyne disse...

Olá. Obrigada por sua participação.

O Psicólogo é sim indicado para os casos de disfonias psicogênicas, pois é capacitado para trabalhar com os aspectos emocionais/psicológicos.
Porém o Fonoaudiólogo possui conhecimento específico sobre o trato vocal (anatomia e fisiologia), conhecendo a fundo a funcionalidade dos mecanismos vocais. Assim, é capacitado para trabalhar com o objetivo de melhorar as condições vocais. Podemos concluir que para reabilitação destes casos deve haver um tratamento multidisciplinar, com colaboração de Otorrinolaringologista, Fonoaudiólogo e o Psicólogo, o que possibilita atender o paciente como um todo e não apenas a questão vocal.

Consegui esclarecer o assunto?

Até mais!

Anônimo disse...

Olá. Tenho dor na laringe, cordas vocais, já fazem mais de 20 dias. já fui ao médico, tomei remédio mas a dor continua, embora menor. na videolaringoscopia deu ddisfonia, laringite. Quanto tempo demora pra melhorar? Porque dói a laringe, não arde.... nada, só doi, parece que tem um caroço no pescoço...
abraço

Tâmyne disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tâmyne disse...

Bom dia!
A laringite é uma inflamação que acomete a laringe. As causas podem ser: infecciosa, alérgica ou por refluxo gastro-esofágico.
Para um tratamento efetivo é importante descobrir a causa desta laringite.
A melhora do quadro irá depender do seu organismo, do uso correto do medicamento receitado pelo médico e de alguns cuidados, como: fazer um repouso vocal, ou seja, falar o mínimo possível; beber bastante água e evitar lugares com muita fumaça e poeira.
Se o quadro persistir, procure novamente um Otorrinolaringologista.

Até mais!